quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

ZABALA COMO SÃO OS CONTEÚDOS DE APRENDIZAGEM


CRITÉRIOS PARA A ANÁLISE DAS SEQÜÊNCIAS



1. Como são os conteúdos de aprendizagem? (Ou o que se pretende que os alunos aprendam)
2. Como analisar dentro da concepção construtivista e de atenção à diversidade?
Na seqüência didática existem atividades:
a) que nos permitam determinar os conhecimentos prévios que cada aluno tem em relação aos novos conteúdos de aprendizagem?
b) Cujos conteúdos são propostos de forma que sejam significativos e funcionais para os alunos?
c) Que possamos inferir que são adequadas ao nível de desenvolvimento de cada aluno?
d) Que representem um desafio alcançável para o aluno, quer dizer, que levam em conta suas competências atuais e as façam avançar com a ajuda necessária; portanto, que permitam criar zonas de desenvolvimento proximal e intervir?
e) Que provoquem um conflito cognitivo e promovam a atividade mental do aluno, necessária para que estabeleça relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos prévios?
f) Que promovam uma atitude favorável, quer dizer, que sejam motivadoras em relação à aprendizagem dos novos conteúdos?
g) Que ajudem o aluno a adquirir habilidades relacionadas com o aprender a aprender, que lhe permitam ser cada vez mais autônomo em suas aprendizagens?


CRITÉRIOS PARA A ANÁLISE DAS SEQÜÊNCIAS

1. Como são os conteúdos de aprendizagem? (Ou o que se pretende que os alunos aprendam)
2. Como analisar dentro da concepção construtivista e de atenção à diversidade?
Na seqüência didática existem atividades:
a. que nos permitam determinar os conhecimentos prévios que cada aluno tem em relação aos novos conteúdos de aprendizagem?
b. Cujos conteúdos são propostos de forma que sejam significativos e funcionais para os alunos?
c. Que possamos inferir que são adequadas ao nível de desenvolvimento de cada aluno?
d. Que representem um desafio alcançável para o aluno, quer dizer, que levam em conta suas competências atuais e as façam avançar com a ajuda necessária; portanto, que permitam criar zonas de desenvolvimento proximal e intervir?
e. Que provoquem um conflito cognitivo e promovam a atividade mental do aluno, necessária para que estabeleça relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos prévios?
f. Que promovam uma atitude favorável, quer dizer, que sejam motivadoras em relação à aprendizagem dos novos conteúdos?
g. Que ajudem o aluno a adquirir habilidades relacionadas com o aprender a aprender, que lhe permitam ser cada vez mais autônomo em suas aprendizagens?

Nenhum comentário:

Postar um comentário