sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010



Termômetro caseiro
Encha o recipiente de vidro com álcool colorido até a boca, (dilua qualquer corante no álcool como, por exemplo, tinta de carimbo ou de caneta esferográfica). É importante que não fique ar no interior do recipiente.
2. Coloque a rolha atravessada pelo tubo, de modo que o álcool suba um pouco no tubo (altura h), tal como ilustramos a seguir.

Construção de um termômetro a álcool.
3. Coloque o seu termômetro a álcool em um recipiente contendo gelo fundente e aguarde alguns minutos até que se atinja o equilíbrio térmico (quando a altura do álcool no tubo se estabilizar).
4. Anote a altura ho do álcool no tubo correspondente à temperatura de equilíbrio com o gelo fundente (0oC). 5. Retire o termômetro do recipiente com gelo e coloque-o em contato com seu corpo, até que se atinja o equilíbrio.
6. Anote a altura h1 do álcool no tubo correspondente à temperatura como sendo 370C.
7. Agora você tem dados suficientes para construir uma escala para o seu termômetro, pois conhece dois de seus pares "posição da gota/temperatura", ou seja:ho ==> 00C e h1 ==> 37oC.
Meça a distância correspondente ao intervalo de 0oC a 370C (h1 — ho) e calcule por ' regra de três' a distância correspondente a 1oC. Com isso, você pode fazer marcas no tubo de 1 em 1oC, desde 0oC até onde for possível.
8. Utilize seu termômetro para medir a temperatura de outros objetos.
9. Meça a temperatura ambiente e compare o resultado com a temperatura ambiente medida através do termômetro do mercúrio. A diferença é muito grande? A que você a atribui?
10. É possível melhorar a sensibilidade desse termômetro? Dê uma sugestão de como fazê-lo.
11. Você poderia ter usado, como ponto de referência para a calibração do termômetro, a temperatura de ebulição da água (1 000C ao nível do mar)? Por que?
12. Quais os principais “defeitos” e “qualidades” do seu termômetro?
www.feiradeciencias.com.br

Um comentário: