sábado, 27 de fevereiro de 2010

JORNAL DA CIÊNCIA (26/02/2010)


Estudantes apresentam descobertas e novas tecnologias na maior feira brasileira de ciências e engenharia

Promovida pela Escola Politécnica da USP, mostra reunirá 280 projetos de alunos do ensino fundamental, médio e técnico de todas as regiões do país


Projetos de talentosos estudantes brasileiros, que buscam soluções para problemas concretos da sociedade, serão apresentados na 8ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que acontecerá de 9 a 11 de março, no campus da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo.



Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), a Febrace é a maior feira brasileira de ciências e engenharia. Realizada desde 2003, a mostra reúne estudantes e professores de escolas públicas e privadas de ensino fundamental, médio e técnico de todas as regiões do país.



Este ano serão apresentados na feira 280 projetos finalistas, desenvolvidos por estudantes oriundos, em sua maioria, de escolas públicas, seguidas das particulares, técnicas, fundações e centros educacionais da maior parte dos estados brasileiros. Distribuídos nas áreas de engenharia, ciências exatas e da terra, humanas, sociais, biológicas, da saúde e agrárias, os projetos foram selecionados entre 1,2 mil trabalhos, que foram submetidos diretamente pelos autores ou por meio das 34 feiras de ciências afiliadas à Febrace.



"Os projetos são absolutamente originais", atesta a professora doutora do Departamento de Sistemas Eletrônicos da Poli/USP e coordenadora geral da Febrace, Roseli de Deus Lopes. "Muitos trazem descobertas fundamentadas em observações feitas por eles, outros trazem soluções concretas para problemas reais que os próprios jovens identificam em suas comunidades, alguns inovam ao aprimorar soluções existentes e outros trazem alternativas criativas e originais", conta.



Os projetos apresentados na Febrace serão avaliados por uma comissão formada por professores de diversas instituições e áreas das ciências e engenharia. Os melhores projetos selecionados pelos avaliadores em sete categorias serão premiados em cerimônias que serão realizadas nos dias 12, na tenda do evento, e 13 de março, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP, na região central da cidade. Na ocasião, os autores dos melhores projetos ganharão medalhas, certificados e estágios, entre outros prêmios.



Os estudantes que mais se destacarem na Febrace também se qualificarão para participar da Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), a maior competição internacional de estudantes pré-universitários, realizada anualmente nos EUA, que reúne mais de 1,5 mil jovens cientistas de mais de 56 países.



No ano passado, quinze estudantes da Febrace representaram o Brasil na ISEF 2009, apresentando nove projetos, e lá conquistaram quatro grandes prêmios (segundo lugar em Microbiologia, terceiro em Engenharia, um prêmio especial em Psicologia da Educação e outro em Microbiologia).



"O objetivo da Febrace não é que os alunos participantes ganhem competições, mas que eles percebam que podem gerar conhecimentos novos, desenvolver tecnologias para solucionar problemas reais e estimular outros estudantes e professores a fazer o mesmo", pondera a professora Roseli. "As premiações são uma forma de fazer com que estudantes e professores possam ter visibilidade para servir de exemplo para outros estudantes", explica.



Agentes de transformação

JC e-mail 3957, de 26 de Fevereiro de 2010. (JORNAL DA CIÊNCIA)

Na avaliação de Roseli, a participação na Febrace representa uma experiência única e transformadora na vida dos estudantes e professores brasileiros, que saem de suas cidades e vêm a São Paulo para apresentar seus próprios projetos na maior universidade do país, a USP, onde são recebidos por especialistas de diversas universidades e empresas. Segundo ela, essa rara oportunidade contribui para que eles possam se tornar agentes de transformação na escola. "Eles retornam para suas escolas levando a certeza da importância de estudar e espalhar o espírito científico para outros jovens", estima.



Alguns desses talentosos estudantes que já participaram de outras edições da feira e se destacaram por seus projetos, com os quais ganharam prêmios ou foram apresentá-los em eventos internacionais, participarão de um bate-papo com o público durante a 8ª Febrace. No dia 11 de março, no anfiteatro "Professor Francisco Romeu Landi" (prédio da Administração da POLI/USP), às 9h30, eles falarão sobre seus projetos, as experiências, os desafios e os obstáculos que tiveram que vencer para viabilizar suas ideias.



A organização do evento estima um público de 12 mil visitantes durante os três dias da feira, que será realizada em uma tenda de 2,2 mil m², instalada no bolsão da Escola Politécnica. A 8ª. Febrace conta com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Ministério da Educação (MEC), Instituto Unibanco, Petrobrás, Intel do Brasil, Instituto Claro, Sebrae e do Instituto Votorantim.



A mostra de projetos da Febrace 2010 será realizada de 9 a 11 de março, das 14h às 19h, no estacionamento da Escola Politécnica da USP, localizado na Av. Prof. Luciano Gualberto, nº 3, travessa 3, Cidade Universitária, em São Paulo. A entrada é franca. Mais informações no site http://febrace.org.br/febrace/

Nenhum comentário:

Postar um comentário