sábado, 31 de julho de 2010

Debate aborda desafios da formação de professores

JC e-mail 4064, de 30 de Julho de 2010.


Programas da Capes apoiam estudos que buscam soluções para o exercício da docência e para a rotina da sala de aula


Em mesa-redonda realizada nesta quarta-feira, 28 de julho, em Natal (RN), foram abordadas ações e desafios no âmbito de políticas públicas voltadas à formação de professores. O debate, direcionado inicialmente à educação física, tratou sobre a qualificação docente da educação básica em várias disciplinas.



O diretor de Educação Básica Presencial da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), João Carlos Teatini, apresentou o Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor).



Teatini lembrou que a área de educação básica na Capes foi inserida no final de 2007, com a nova estrutura da instituição. "Na verdade houve uma retomada da missão original da Capes, quase 60 anos depois." A instituição foi originada no intuito de atuar numa visão sistêmica da educação das séries iniciais à pós-graduação.



Entre os principais desafios do Parfor relatados pelo diretor estão: cumprir as ofertas de cursos/vagas; minimizar evasão, garantindo apoio aos professores; criar modelos de cursos adequados aos professores em exercício; e promover inovação curricular e de projetos pedagógicos.



Para superar essas e outras questões, há programas da Capes que apóiam estudos que buscam soluções para o exercício da docência e para a rotina da sala de aula, entre eles o Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência), o Observatório da Educação e o Observatório da Educação Escolar Indígena.



Outro programa apresentado por Teatini foi o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que dá oportunidade ao aluno, no início do curso de licenciatura, de ter contato com a profissão. "Não adianta apenas formar mais professores, mas sim professores num novo contexto".



O diretor ressaltou também que os avanços tecnológicos demandam mudanças no dia-a-dia da sala de aula. "É necessário aproximarmos, cada vez mais, a educação básica, da educação superior." Neste sentido, a Capes realizou em 2009, pela primeira vez, reunião conjunta dos conselhos técnico-científicos da Educação Superior (CTC-ES) e da Educação Básica (CTC-EB).



A mesa-redonda foi realizada dentro da programação da 62ª Reunião Anual da SBPC. O evento segue até sexta-feira, 30, no campus da UFRN. A Capes participa do evento com estande na EXPOT&C, onde é apresentado o Portal de Periódicos. Também está sendo realizado, durante a semana, o minicurso "Pesquisa bibliográfica: como usar o portal de mais de 22 mil periódicos da Capes".

(Assessoria de Imprensa da Capes)

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