domingo, 16 de dezembro de 2012
5º Encontro USP-Escola
DIVULGAÇAO DO CURSO DE FÉRIAS.
Inscrições no site abaixo
http://web.if.usp.br/extensao/node/45 .
As disciplinas de janeiro/2013 são:
PERÍODO DE 07 A 11 DE JAnEIRO DE 2013
· 5ENC – COMO projetAR E utilizar EXPERIMENTOS DE física EM SALA DE AULA - Prof Fuad
PERÍODO DE 14 A 18 DE JAnEIRO DE 2013
· 5ENC – experimentos de Astronomia para o Ensino de Ciências - SPUTINIK
· 5ENC – história dos sistemas energéticos e seus impactos ambientais - AMÉRICO KERR
· 5ENC – NEUROCIÊNCIAS E educação (BIOLOGIA) - mARCUS bALDO E hAMILTON hADDAD
5ENC – A INSERÇÃO DA física MODERNA NO ensino MÉDIO ATRAVÉS DO ESTUDO DOS ACELERADORES DE PARTÍCULAS - MARCELO MUNHOZ e IVÃ GURGEL
· 5ENC - Física - CORRENTE ELÉTRICA – A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO FÍSICO 2ª edição - JESUÍNA PACCA
· 5ENC – O ensino DE ciênciaS (química, física, BIOLOGIA) E MATEMÁTICA PARA SURDOS: DA TEORIA À PRÁTICA COM professor BILINGUE OU O INTÉRPRETE DE LIBRAS - Profa Edna Mattos e Jucivagno Silva
· 5ENC – o CONCEITO DE MASSA: DE NEWTON A HIGGS - Prof. Manoel Robilotta e Fabiana Kneubi
· 5ENC - Química -Módulo 1 – Primeiro Ano do Ensino Médio - Profa. Silvia Maria Leite Agostinho
DESCRIÇÃO DOS CURSOS
PERÍODO DE 07 A 11 DE JAnEIRO DE 2013
- 5ENC – COMO projetAR E utilizar EXPERIMENTOS DE física EM SALA DE AULA - Prof Fuad
1. Capacitar o docente a projetar e utilizar experimentos em sala de aula, utilizando materiais
de fácil obtenção e baixo custo,
2. Contextualizar e problematizar os conteúdos programa ticos através de demonstrações
experimentais.
3. Estimular o docente a desenvolver parte de seus cursos através de oficinas experimentais.
4. Estimular os docentes a navegarem em sites da INTERNET que possuem uma grande variedade de sugestões experimentais simples, de fácil confecção e utilização em sala de aula.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PERÍODO DE 14 A 18 DE JAnEIRO DE 2013
· 5ENC – experimentos de Astronomia para o Ensino de Ciências - SPUTINIK
Objetivos:
Auxiliar o educador em sua prática em sala de aula na abordagem de conteúdos astronomia. Ofereceremos subsídios e ferramentas para os educadores trabalharem os diversos temas de astronomia oferecidos em livros didáticos, propostas e parâmetros curriculares.
Possibilitar uma visão mais profunda dos temas de Astronomia, percorrendo os caminhos de sua história e construção além do estudo de alguns dos fenômenos, nos valendo essêncialmente de atividades práticas.
--------------------------
5ENC – história dos sistemas energéticos e seus impactos ambientais - AMÉRICO KERR
Trataremos o conceito físico de energia e sua conservação nas múltiplas transformações que sofre na natureza. A partir daí serão tratados os sistemas energéticos adotados pelos povos ao longo da história e sua inter-relação com as estruturas sociais e de poder dominantes. Destaque especial será dado à discussão do sistema energético predominante hoje, baseado majoritariamente na queima de combustíveis fósseis. Ele tem produzido impactos ambientais profundos, particularmente sobre a saúde humana. Em combinação com a enorme expansão da população humana e em função de um sistema econômico consumista, delineia-se também a possibilidade de estar associado a mudanças climáticas em dimensões globais.
------------------------------------------------------------------
· 5ENC – NEUROCIÊNCIAS E educação (BIOLOGIA) - mARCUS bALDO E hAMILTON hADDAD
O curso tem como objetivos:
· Promover a divulgação da neurociência de forma coerente com os princípios científicos;
· Gerar conhecimentos e torná-los acessíveis aos professores através da formação, com vista à multiplicação de saberes na rede pública junto aos alunos do Ensino Fundamental e Médio;
· Divulgar os conhecimentos da neurociência de forma a contribuir para o esclarecimento de ideias equivocadas geradas a partir de apropriações indevidas, que acabam por criar “neuromitos” - ou seja, informações de pouco ou nenhum valor científico, mas que se revestem de aparente cientificidade;
· Combater o uso impróprio e antiético do conhecimento neurocientífico, com finalidades comerciais e especulativas;
· Possibilitar o alargamento dos horizontes dos neurocientistas por meio do contato com educadores, possibilitando a reflexão sobre sua concepção de educação, bem como o movimento inverso, ou seja, possibilitar que os educadores tenham acesso ao estado da arte das pesquisas neurocientíficas;
· Fortalecer a geração de base de pesquisa em neurociência e educação de forma a fortalecer o tripé acadêmico, social e cultural, gerando conhecimentos com grande potencial de aplicação em diferentes áreas.
---------------------------------------------------------------------------------------
5ENC – A INSERÇÃO DA física MODERNA NO ensino MÉDIO ATRAVÉS DO ESTUDO DOS ACELERADORES DE PARTÍCULAS - MARCELO MUNHOZ e IVÃ GURGEL
·
· A história dos aceleradores de partículas: neste bloco serão apresentados em apresentação multimídia as motivações científicas e os aspectos históricos do surgimentos dos primeiros aceleradores de partículas. Ainda, será elaborado uma discussão mais aprofundada sobre a física nuclear e de partículas no Brasil onde será apresentados trechos do vídeo “Cientista Brasileiros – César Lattes e José Leite Lopes”. Os professores receberão conteúdo em apostila e sugestão de material a ser trabalhado em sala de aula.
· A matéria e o átomo: o intuito desta etapa é discutir o surgimento do conceito de átomo e sua relação intrínseca com a idéia de matéria. Este tema será abordado através de aulas expositivas e da análise de textos de divulgação científica à serem trabalhados com os alunos.
· Núcleos atômicos: a física nuclear é o tema principal deste bloco, que incluirá tanto aspectos sobre o formato dos núcleos atômicos como algumas pesquisas desenvolvidas dentro do acelerador de partículas Pelletron. Serão convidados pesquisadores do Departamento de Física Nuclear para proferir palestras sobre as principais pesquisas desenvolvidas atualmente no acelerador.
· Partículas Elementares: o bloco que se refere à física de partículas constará de aulas teóricas sobre o tema e sugestões de atividades e textos para se trabalhar dentro da sala de aula. Neste contexto, será utilizado o novo material proposto pelo Estado.
· Aspectos técnicos do acelerador Pelletron: os professores irão conhecer o acelerador Pelletron, com visita monitorada, onde será proferido uma apresentação sobre o acelerador e alguns aspectos técnicos. Neste projeto desenvolvido por alguns dos ministrantes do curso, também serão abordados os possíveis temas utilizados em sala de aula e que se relacionem ao funcionamento do acelerador como: eletrostática, magnetostática, mecânica, etc. Serão distribuídas apostilas com os conteúdos discutidos na visita e sugestões da atividades para serem feitas em sala de aula.
--------------------------------------------------------------------------
5ENC - Física - CORRENTE ELÉTRICA – A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO FÍSICO 2ª edição - JESUÍNA PACCA
Trabalhar o conceito de corrente elétrica através de experimentos realizáveis em uma sala de aula comum, que apresentem efeitos facilmente observáveis permitindo a análise para a compreensão dos fenômenos abordados. Essas atividades serão passíveis de incorporação no planejamento pedagógico do professor.
-------------------------------------------------------------------------
· 5ENC – O ensino DE ciênciaS (química, física, BIOLOGIA) E MATEMÁTICA PARA SURDOS: DA TEORIA À PRÁTICA COM professor BILINGUE OU O INTÉRPRETE DE LIBRAS - Profa Edna Mattos e Jucivagno Silva
Este curso está sendo estruturado com base nos objetivos a seguir:
1)Contribuir paracom a formação e reflexão sobre os principais desafios, barreiras e perspectivas em relação ao ensino de Ciências para os professores e intérpretes que atuam em salas de aula com alunos surdos;
2)Proporcionar um ambiente de troca entre pesquisadores e professores que trabalham com alunos surdos/deficientes auditivos em escolas inclusivas, Bilíngues e especiais;
3)Promover a reflexão sobre os aspectos socioculturais e linguísticos que devem ser considerados no processo do planejamentos de práticas educacionais relacionadas aos alunos surdos;
4) Discutir aspectos da avaliação, interpretação e transposição didática para o ensino de surdos.
------------------------------
· 5ENC – o CONCEITO DE MASSA: DE NEWTON A HIGGS - Prof. Manoel Robilotta e Fabiana Kneubi
O curso tem por objetivo propiciar aos professores do ensino médio um aprofundamento sobre os conceitos de massa e energia, e a resignificação desses conceitos com a relatividade especial. Abordaremos a famosa fórmula de Einstein, E=mc2, aplicada ao cálculo do peso de sistemas ligados (como um átomo de hidrogênio) e em física de partículas, e suas consequências. Além disso, faremos discussões sobre propostas para a sala de aula do ensino médio.
--------------------------------------------------------------
· 5ENC - Química -Módulo 1 – Primeiro Ano do Ensino Médio - Profa. Silvia Maria Leite Agostinho
· Programa detalhado – Noções sobre segurança no laboratório de Química. Noções sobre algarismos significativos. Operações com desvios. Substâncias e propriedades. Misturas e separações. Transformações Químicas. Energia nas transformações químicas. Estequiometria. Materiais metálicos, plásticos, papel e celulode, materiais cerâmicos. Reciclagem de resíduos domésticos.
· Metodologia: Aulas teóricas expositivas, exposição dialogada, experimentos realizados pelos professores-alunos, relatórios dos experimentos, leitura de artigos, aulas de exercícios e troca de experiência entre os professores através de depoimentos."
Mordechaj
Divulgação do International Masterclasses
Torne-se Físico por um dia! Analise dados reais do CERN!
Nos dias 18 e 19 de Março de 2013, o Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) sediará umas das edições brasileiras do evento 9º International Masterclasses (http://www.physicsmasterclasses.org). Esta iniciativa, promovida em colaboração com o laboratório europeu CERN (http://www.cern.ch), tem como objetivo aproximar alunos do ensino médio ao cotidiano dos cientistas que trabalham nesse importante laboratório internacional. Durante o evento, com duração de dois dias, os alunos terão a oportunidade de aprender alguns conceitos fundamentais da Física Nuclear e de Partículas Elementares, disciplinas que estudam a constituição mais elementar da matéria. Além disso, eles poderão visitar as dependências do Laboratório Aberto de Física Nuclear do IFUSP (http://www.dfn.if.usp.br/pagina-lafn/index.html) e analisarão dados reais do experimento ALICE (http://aliceinfo.cern.ch/Public/Welcome.html) do acelerador LHC (http://public.web.cern.ch/public/en/LHC/LHC-en.html), através de um software fornecido pelo próprio CERN. Ao final, os alunos participarão de uma videoconferência global, na qual estudantes de diferentes países apresentarão os resultados da análise realizada (Para detalhes sobre a dinâmica do evento consulte http://sampa.if.usp.br/drupal/masterclasses2012).
Para esta edição de Masterclasses , serão selecionados 8 grupos de 3 alunos de diferentes escolas públicas de São Paulo. As inscrições deverão ser feitas pelos professores interessados em levar 3 dos seus estudantes do terceiro ano do Ensino Médio para participar do evento. Todos os professores que ministram aulas de física na rede estadual estão convidados a se inscrever. Para ser selecionado a participar do evento, o professor interessado deverá realizar o curso "A Inserção da Física Moderna no Ensino Médio através do Estudo dos Aceleradores de Partículas", que será ministrado durante o 5º Encontro USP- Escola no período de 14 a 18 de Janeiro de 2013 (inscrições no site http://web.if.usp.br/extensao/). Neste curso, que também pode ser frequentado por professores e estudantes de licenciatura em Física que não pretendem participar do Masterclasses, discutimos aspectos conceituais e didáticos relacionados à Física Nuclear e de Partículas Elementares.
Os interessados em participar do Masterclasses devem se inscrever pelo site: (http://sampa.if.usp.br/drupal/masterclasses2013). No mesmo site há maiores detalhes do evento. A seleção das escolas se pautará na formação do docente, sendo privilegiados os licenciados em Física e aqueles cuja formação permitirá a aplicação dessa atividade em sua própria escola, expandindo o alcance desta iniciativa para um número maior de alunos.
Mordechaj
sábado, 22 de setembro de 2012
Pesquisadores do Universo
Programa pode ser visto, a partir do próximo sábado (22) e ao longo da semana, pela TV e pela internet.
A origem do universo sempre intrigou a humanidade. Na busca de respostas para os fenômenos da natureza quase sempre o inexplicável é atribuído a razões sobrenaturais. Mas para os debatedores deste programa - cientistas por opção e profissão - nada é mais natural que procurar explicações para o desconhecido. Ao examinar o Universo com o auxílio das mais avançadas tecnologias, eles questionam inclusive as teorias que já pareciam solidificadas, como a que atribuía a origem de tudo a uma grande explosão, o big bang. Comentam das mais recentes descobertas e explicam a expansão acelerada, que pode vir ser o fim de tudo.
Participantes - Jaime Fernando Villas da Rocha, doutor em astronomia, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e coordenador nacional da Comissão de Ensino da Sociedade Astronômica Brasileira. Martin Makler, doutor em física na área de cosmologia, pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Nelson Pinto Neto, doutor em física e pesquisador titular do CBPF, com pós-doutorado na Universidade Pierre et Marie Curie, na França. Maurício Ortiz Calvão, com pós-doutorado em física na Universidade California Berkeley, nos Estados Unidos, é professor da Universidade do Estado Rio de Janeiro (UFRJ).
Na TV Câmara de São Paulo, da Câmara Municipal de São Paulo (canal 13 da NET, 66 e 07 da TVA), às 13 horas dos domingos e 15 horas das segundas, com reprises durante a programação
- Na RTV Unicamp, da Universidade Estadual de Campinas (canal 10 da Net Campinas), às 15 horas dos sábados, 21 horas dos domingos, às 15 horas das terças e às 24 horas das quintas-feiras, além da internet (www.rtv.unicamp.br).
Ref: http://www.jornaldaciencia.org.br/
domingo, 26 de agosto de 2012
PORTAL DA USP
A USP lançou em maio um portal que já reúne 800 videoaulas, produzidas por seus professores, nas áreas de Exatas, Humanas e Biológicas. Os interessados podem assistir tanto a aulas isoladas como a disciplinas inteiras, mas sem direito a qualquer tipo de certificado. O Portal e-Aulas USP (www.eaulas.usp.br) foi inspirado em projetos semelhantes de universidades como Harvard,Princeton e MIT
http://www.eaulas.usp.br/portal/home
quarta-feira, 22 de agosto de 2012
SPRACE - São Paulo Regional Analysis
O Estudo da Física de Altas Energias investiga os constituintes elementares da matéria e as interações fundamentais.Os membros do Sprace colabaram com alguns dos principais experimentos da àrea realizados em aceleradores de partículas como o HLC (Large Hadron Collider)ligado ao Cern ( Centro Europeu de Pesquisa Nuclear),na Suiça e o acelerador Tevatron ,do Laboratório Fermi, no EUA.
SPRACE tem um forte compromisso com o ensino pois é financiado pela FAPESP.
A primeira iniciativa foi elaborar um cartaz com informaões básicas sobre a constituição da matéria, nos níveis atômico e subatômico.O projeto ,lançado em 2008,chamava-se "Estrutura elementar da matéria:um cartaz em cada escola".
Este ano desenvolveu um game que tenta popularizar o assunto e aumentar o conhecimento de estudantes sobre a matéria.
O Físico Sérgio Novaes do IFT ( Instituto de Física Teórica) da Unesp,bolou um game sobre física de partícula.
Legal o jogo: partículas fundamentais da física são alvo de nave espacial nanométrica .É divertido , vc participa ao pilotar uma nave espacial e capturar com um canhão partículas subatômicas , levá-las a um laboratório para análise.Conforme vc vai jogando vai aprendendo inclusive a manusear o mouse para pilotar a nave e atirar com o canhão .
Clicando a tecla F1 vc segue as tarefas e vai se familiarizando com os
neutrinos,tau, muon ,leptron ...quarks.
Também é possível consultar a tabela periódica dos elementos,rever
conceitos de quantidade de movimento , e a lei da ação e reação
Vamos então ao jogo que esta disponível desde maio
http://www.sprace.org.br/SPRACE/sprace-game
domingo, 27 de maio de 2012
Rio+20: ONU lista 56 recomendações para um mundo sustentável
Documento apresentado
no Rio foi preparado por 22 especialistas convocados pelas Nações
Unidas.
A ONU lançou, na última sexta-feira (18), no Rio, a versão em português de um relatório com 56 recomendações para que o mundo avance em direção ao desenvolvimento sustentável. O documento, elaborado por 22 especialistas ao longo de um ano e meio, traz sugestões mais ousadas do que aquelas que devem ser acordadas na Rio+20, a conferência da ONU sobre o tema que ocorre em junho na cidade.
Entre as propostas estão o fim dos subsídios aos combustíveis fósseis e a precificação do carbono, com a cobrança, por exemplo, de impostos sobre as emissões de gases do efeito estufa. Espera-se assim estimular a disseminação de tecnologias verdes. "É um relatório com frases e recomendações muito diretas", diz o embaixador André Corrêa do Lago, negociador-chefe do Brasil para a Rio+20.
Para ele, o documento final do encontro de cúpula da ONU deverá trazer formulações "mais sóbrias".
Outras medidas sugeridas são a criação de um fundo apoiado por governos, ONGs e empresas para garantir acesso universal à educação primária até 2015 e a inclusão dos temas consumo e desenvolvimento sustentáveis nos currículos escolares.
As recomendações são divididas em três grupos, de acordo com seus objetivos principais. O primeiro visa a capacitar as pessoas a fazerem escolhas sustentáveis; o segundo, a tornar a economia sustentável; e o terceiro, a fortalecer a governança institucional para o desenvolvimento sustentável.
"As pessoas participaram desse painel a título pessoal, ou seja, elas não estavam representando governos. Isso dá mais força [ao documento], porque o painel pode dizer certas coisas que não são consenso [entre os mais de 190 países da ONU]", diz Corrêa do Lago.
O coordenador do relatório, porém, disse esperar que as recomendações sejam levadas em consideração pelos negociadores da Rio+20. Janos Pasztor citou o estabelecimento de metas numéricas para o desenvolvimento sustentável como uma sugestão que pode ser adotada no curto prazo. O tema está em discussão na Rio+20.
A ex-primeira-ministra da Noruega Gro Brundtland, considerada "mãe" do conceito de desenvolvimento sustentável, participou da elaboração do relatório.
O documento completo pode ser acessado pelo link www.onu.org.br/docs/gsp-integra.pdf.
(Folha de São Paulo - 19/5)
A ONU lançou, na última sexta-feira (18), no Rio, a versão em português de um relatório com 56 recomendações para que o mundo avance em direção ao desenvolvimento sustentável. O documento, elaborado por 22 especialistas ao longo de um ano e meio, traz sugestões mais ousadas do que aquelas que devem ser acordadas na Rio+20, a conferência da ONU sobre o tema que ocorre em junho na cidade.
Entre as propostas estão o fim dos subsídios aos combustíveis fósseis e a precificação do carbono, com a cobrança, por exemplo, de impostos sobre as emissões de gases do efeito estufa. Espera-se assim estimular a disseminação de tecnologias verdes. "É um relatório com frases e recomendações muito diretas", diz o embaixador André Corrêa do Lago, negociador-chefe do Brasil para a Rio+20.
Para ele, o documento final do encontro de cúpula da ONU deverá trazer formulações "mais sóbrias".
Outras medidas sugeridas são a criação de um fundo apoiado por governos, ONGs e empresas para garantir acesso universal à educação primária até 2015 e a inclusão dos temas consumo e desenvolvimento sustentáveis nos currículos escolares.
As recomendações são divididas em três grupos, de acordo com seus objetivos principais. O primeiro visa a capacitar as pessoas a fazerem escolhas sustentáveis; o segundo, a tornar a economia sustentável; e o terceiro, a fortalecer a governança institucional para o desenvolvimento sustentável.
"As pessoas participaram desse painel a título pessoal, ou seja, elas não estavam representando governos. Isso dá mais força [ao documento], porque o painel pode dizer certas coisas que não são consenso [entre os mais de 190 países da ONU]", diz Corrêa do Lago.
O coordenador do relatório, porém, disse esperar que as recomendações sejam levadas em consideração pelos negociadores da Rio+20. Janos Pasztor citou o estabelecimento de metas numéricas para o desenvolvimento sustentável como uma sugestão que pode ser adotada no curto prazo. O tema está em discussão na Rio+20.
A ex-primeira-ministra da Noruega Gro Brundtland, considerada "mãe" do conceito de desenvolvimento sustentável, participou da elaboração do relatório.
O documento completo pode ser acessado pelo link www.onu.org.br/docs/gsp-integra.pdf.
(Folha de São Paulo - 19/5)
Assinar:
Postagens (Atom)