terça-feira, 22 de março de 2011

ANO INTERNACIONAL DE QUÍMICA

Ano Internacional da Química começa oficialmente no Brasil


O AIQ pretende celebrar as grandes descobertas e os avanços científicos e tecnológicos da Química, demonstrar sua importância e aumentar o interesse dos jovens pelo estudo dessa ciência.

A Sociedade Brasileira de Química (SBQ) realiza a abertura do Ano Internacional da Química (AIQ) no Brasil, amanhã (23), às 13h30, na Academia Brasileira de Ciências (ABC), no Rio de Janeiro. Os objetivos do AIQ, instituído pela Unesco, são de celebrar as grandes descobertas e os avanços científicos e tecnológicos da Química, demonstrar sua importância para a humanidade e aumentar o interesse dos jovens pelo estudo dessa ciência. Com o tema Química para um Mundo Melhor, o AIQ comemora o centenário do Prêmio Nobel de Química concedido à cientista polonesa Marie Curie.

Realizado no Brasil pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), pela SBQ, pelo Conselho Federal de Química (CFQ) e suas divisões regionais (CRQs), o AIQ incentivará os trabalhos científicos dos profissionais da área no Brasil, divulgará as questões de educação para ciências e a pesquisa nas universidades, além destacar a atuação responsável e inovadora da indústria química no País.

Com foco no público jovem e nos formadores de opinião, o AIQ será comemorado no Brasil com a realização de eventos e atividades de divulgação científica, que enfatizarão a Química como uma ciência criativa e essencial para a sustentabilidade e melhoria de qualidade de vida da população. Atividades como leituras, exposições e experimentos mostrarão como a pesquisa química apresenta soluções para os problemas globais: alimentação, água, saúde, energia, transporte e outros temas da atualidade. Estão previstos um web-jogo e a distribuição, em escolas e comunidades, de kits educativos contendo livro e jogo-brinde sobre a Química no cotidiano e como profissão.


Programa de lançamento:

13h30: Abertura - Cesar Zucco, presidente da SBQ

13h45: Glaucius Oliva, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)



14h05: Carlos Nobre, secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)

14h50: Apresentação Química para um Mundo Melhor - Jailson Bittencourt de Andrade, integrante do Conselho Consultivo da SBQ e professor titular da Universidade Federal da Bahia

16h: Entrega das medalhas AIQ 2011 aos homenageados pela contribuição à pós-graduação no Brasil

17h: Coquetel de encerramento

Redes Sociais

Na ocasião, será oficialmente lançada a plataforma de redes sociais, que inclui um blog, perfil no twitter, página no facebook e canal no YouTube. O conteúdo é dirigido especialmente para o público jovem e tem a intenção de "traduzir" a Química para o dia a dia das pessoas. Blog AIQ http://blog.quimica2011.org.br./ Para curtir o AIQ no facebook e compartilhar informações sobre Química no cotidiano, acesse http://www.facebook.com/AIQ2011. Siga o AIQ no twiter em: www.twitter.com/@aiq2011.

Sobre o AIQ

Realizado no Brasil pela Abiquim, pela SBQ, pelo sistema Conselho Federal de Química/Conselhos Regionais de Química (CFQ e CRQs), e pelo Instituto de Química da USP, o Ano Internacional da Química 2011 (AIQ) tem como responsáveis pela coordenação internacional de suas atividades a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac).

As instituições e os órgãos públicos que apoiam a iniciativa são: Ministérios de Ciência e Tecnologia, da Educação, CNPq e Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp).

Mais informações no site oficial do evento em http://quimica2011.org.br./


JC e-mail 4222, de 22 de Março de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário