domingo, 28 de fevereiro de 2010

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show de física

sábado, 27 de fevereiro de 2010

TERRA

JORNAL DA CIÊNCIA (26/02/2010)


Estudantes apresentam descobertas e novas tecnologias na maior feira brasileira de ciências e engenharia

Promovida pela Escola Politécnica da USP, mostra reunirá 280 projetos de alunos do ensino fundamental, médio e técnico de todas as regiões do país


Projetos de talentosos estudantes brasileiros, que buscam soluções para problemas concretos da sociedade, serão apresentados na 8ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que acontecerá de 9 a 11 de março, no campus da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo.



Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), a Febrace é a maior feira brasileira de ciências e engenharia. Realizada desde 2003, a mostra reúne estudantes e professores de escolas públicas e privadas de ensino fundamental, médio e técnico de todas as regiões do país.



Este ano serão apresentados na feira 280 projetos finalistas, desenvolvidos por estudantes oriundos, em sua maioria, de escolas públicas, seguidas das particulares, técnicas, fundações e centros educacionais da maior parte dos estados brasileiros. Distribuídos nas áreas de engenharia, ciências exatas e da terra, humanas, sociais, biológicas, da saúde e agrárias, os projetos foram selecionados entre 1,2 mil trabalhos, que foram submetidos diretamente pelos autores ou por meio das 34 feiras de ciências afiliadas à Febrace.



"Os projetos são absolutamente originais", atesta a professora doutora do Departamento de Sistemas Eletrônicos da Poli/USP e coordenadora geral da Febrace, Roseli de Deus Lopes. "Muitos trazem descobertas fundamentadas em observações feitas por eles, outros trazem soluções concretas para problemas reais que os próprios jovens identificam em suas comunidades, alguns inovam ao aprimorar soluções existentes e outros trazem alternativas criativas e originais", conta.



Os projetos apresentados na Febrace serão avaliados por uma comissão formada por professores de diversas instituições e áreas das ciências e engenharia. Os melhores projetos selecionados pelos avaliadores em sete categorias serão premiados em cerimônias que serão realizadas nos dias 12, na tenda do evento, e 13 de março, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP, na região central da cidade. Na ocasião, os autores dos melhores projetos ganharão medalhas, certificados e estágios, entre outros prêmios.



Os estudantes que mais se destacarem na Febrace também se qualificarão para participar da Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), a maior competição internacional de estudantes pré-universitários, realizada anualmente nos EUA, que reúne mais de 1,5 mil jovens cientistas de mais de 56 países.



No ano passado, quinze estudantes da Febrace representaram o Brasil na ISEF 2009, apresentando nove projetos, e lá conquistaram quatro grandes prêmios (segundo lugar em Microbiologia, terceiro em Engenharia, um prêmio especial em Psicologia da Educação e outro em Microbiologia).



"O objetivo da Febrace não é que os alunos participantes ganhem competições, mas que eles percebam que podem gerar conhecimentos novos, desenvolver tecnologias para solucionar problemas reais e estimular outros estudantes e professores a fazer o mesmo", pondera a professora Roseli. "As premiações são uma forma de fazer com que estudantes e professores possam ter visibilidade para servir de exemplo para outros estudantes", explica.



Agentes de transformação

JC e-mail 3957, de 26 de Fevereiro de 2010. (JORNAL DA CIÊNCIA)

Na avaliação de Roseli, a participação na Febrace representa uma experiência única e transformadora na vida dos estudantes e professores brasileiros, que saem de suas cidades e vêm a São Paulo para apresentar seus próprios projetos na maior universidade do país, a USP, onde são recebidos por especialistas de diversas universidades e empresas. Segundo ela, essa rara oportunidade contribui para que eles possam se tornar agentes de transformação na escola. "Eles retornam para suas escolas levando a certeza da importância de estudar e espalhar o espírito científico para outros jovens", estima.



Alguns desses talentosos estudantes que já participaram de outras edições da feira e se destacaram por seus projetos, com os quais ganharam prêmios ou foram apresentá-los em eventos internacionais, participarão de um bate-papo com o público durante a 8ª Febrace. No dia 11 de março, no anfiteatro "Professor Francisco Romeu Landi" (prédio da Administração da POLI/USP), às 9h30, eles falarão sobre seus projetos, as experiências, os desafios e os obstáculos que tiveram que vencer para viabilizar suas ideias.



A organização do evento estima um público de 12 mil visitantes durante os três dias da feira, que será realizada em uma tenda de 2,2 mil m², instalada no bolsão da Escola Politécnica. A 8ª. Febrace conta com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Ministério da Educação (MEC), Instituto Unibanco, Petrobrás, Intel do Brasil, Instituto Claro, Sebrae e do Instituto Votorantim.



A mostra de projetos da Febrace 2010 será realizada de 9 a 11 de março, das 14h às 19h, no estacionamento da Escola Politécnica da USP, localizado na Av. Prof. Luciano Gualberto, nº 3, travessa 3, Cidade Universitária, em São Paulo. A entrada é franca. Mais informações no site http://febrace.org.br/febrace/

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010



Termômetro caseiro
Encha o recipiente de vidro com álcool colorido até a boca, (dilua qualquer corante no álcool como, por exemplo, tinta de carimbo ou de caneta esferográfica). É importante que não fique ar no interior do recipiente.
2. Coloque a rolha atravessada pelo tubo, de modo que o álcool suba um pouco no tubo (altura h), tal como ilustramos a seguir.

Construção de um termômetro a álcool.
3. Coloque o seu termômetro a álcool em um recipiente contendo gelo fundente e aguarde alguns minutos até que se atinja o equilíbrio térmico (quando a altura do álcool no tubo se estabilizar).
4. Anote a altura ho do álcool no tubo correspondente à temperatura de equilíbrio com o gelo fundente (0oC). 5. Retire o termômetro do recipiente com gelo e coloque-o em contato com seu corpo, até que se atinja o equilíbrio.
6. Anote a altura h1 do álcool no tubo correspondente à temperatura como sendo 370C.
7. Agora você tem dados suficientes para construir uma escala para o seu termômetro, pois conhece dois de seus pares "posição da gota/temperatura", ou seja:ho ==> 00C e h1 ==> 37oC.
Meça a distância correspondente ao intervalo de 0oC a 370C (h1 — ho) e calcule por ' regra de três' a distância correspondente a 1oC. Com isso, você pode fazer marcas no tubo de 1 em 1oC, desde 0oC até onde for possível.
8. Utilize seu termômetro para medir a temperatura de outros objetos.
9. Meça a temperatura ambiente e compare o resultado com a temperatura ambiente medida através do termômetro do mercúrio. A diferença é muito grande? A que você a atribui?
10. É possível melhorar a sensibilidade desse termômetro? Dê uma sugestão de como fazê-lo.
11. Você poderia ter usado, como ponto de referência para a calibração do termômetro, a temperatura de ebulição da água (1 000C ao nível do mar)? Por que?
12. Quais os principais “defeitos” e “qualidades” do seu termômetro?
www.feiradeciencias.com.br

Termômetro Caseiro




Olá, Marcos...

Aproveitando o desenho que vc mandou, relato aqui o que fiz no ano passado

Observe que usei meio tubo com álcool, e não totalmente preenchido como no esquema que voce me passou.




Funciona também desta forma:

Não preencher totalmente o tubo com o álcool, gera uma parte do tupo contendo apenas ar, então ao segurar o tubo com as mãos, podemos, usando o calor do próprio corpo, promover dois experimentos:

Com relação o estar mais próximo à fonte do calor:
- segurando na parte de baixo – o a parte com álcool ficaria em contato
- segurando na parte alta – a parte com ar ficaria em contato

No segundo caso o efeito é bem mais rápido de se observar (o gas dilata mais rapidamente que o líquido)


Obs,
No caderno do aluno, 2º ano - volume 1, do ano passado há esse experimento também bem detalhado.



Em vez de ser um tubo de ensaio, usei uma garrafinha plástica, tipo yakult, e para o tubinho usei um canudinho de refrigerante, o mais transparente possível... A escala foi feita nesse canudinho com canetinhas de escrever em CD, pois essa não perde a marca quando em contato com a água. Funcionou bem. O cuidado é com o tipo de álcool usado: O cuidado: se usado um alcool forte (96 GL) o simples fato de segura-lo na mão o transforma num chafariz... esguicha forte até, os alunos se divertem vendo isso....

SITES PARA PESQUISA

SITES INTERESSANTES

BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL DA UNESCO

Já está disponível na Internet, através do site www.wdl.org

Reúne mapas, textos, fotos, gravações e filmes de todos os tempos e explica em sete idiomas as jóias e relíquias culturais de todas as bibliotecas do planeta.
A BDM não oferecerá documentos correntes , a não ser com valor de patrimônio, que permitirão apreciar e conhecer melhor as culturas do mundo em idiomas diferentes: árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português. Mas há documentos em linha em mais de 50 idiomas.

www.estudefisica.com.br/ef
www.ilusaodeotica.com
www.cdcc.sc.upb.br
www.arteematematica (www.tvcultura.com.br/artematematica)
http://www.fisicanet/feiradeciencias/

www.matti.usu.edu
http://www.adorofisica.com.br/

http://fisica.cdcc.usp.br/Principal.html

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Profissão do Físico

Físico
"Aquele que estuda e desenvolve teses sobre as leis que regem o mundo da física entre a matéria, a energia, luz, calor, movimento, etc"
Fonte: Redação Brasil Profissões
O que é ser um físico?
O físico é o profissional que estuda os fenômenos que ocorrem sobre a matéria, a energia, a luz, o calor, forças, e todos os outros fenômenos físicos que acontecem com as partículas de todas as escalas. A física se subdivide em muitas áreas, entre elas a mecânica, a hidrostática, a hidrodinâmica, a cinemática, a ondulatória, a ótica, a física térmica e a elétrica. Além disso, o físico aplica ao cotidiano as leis da física, na tentativa de encontrar soluções para algumas situações. Pode trabalhar na indústria de tecnologias, se especializar em diversas áreas da física moderna, como a física nuclear, astrofísica, acústica, plasma, etc, além do campo da área médica, pesquisando novas tecnologias de diagnóstico. O profissional também tem a opção de desenvolver teses matemáticas para o mercado financeiro, além da área mais tradicional da física, o ensino.
Quais as características necessárias para ser um físico?
Para ser um profissional da física é necessário conhecimento de praticamente todas as matérias exatas, pois atualmente a física vem sendo aplicada junto à biologia, à medicina, à indústria, ao mercado financeiro, entre outras. Características desejáveis ao físico são:
• gosto pela física
• gosto pelas ciência exatas
• gosto pela pesquisa
• capacidade de observação
• capacidade de organização
• atenção a detalhes
• agilidade
• flexibilidade
• interesse por computação
• interesse no desenvolvimento de novas técnicas e tecnologias
• raciocínios espacial e abstrato desenvolvido
• habilidade com os números
• facilidade de absorver conceitos abstratos
• capacidade de entender fenômenos que não podem ser vistos
Principais atividades
• estudar os fenômenos físicos
• aplicar as leis da física à situações cotidianas
• produzir estudos sobre física, como relatórios, artigos, teses, ou divulgar qualquer tipo de informação útil ao mundo da física
• desenvolver ou aprimorar técnicas ou tecnologias
• produzir relatórios e analisar a situação astronômica
• trabalhar junto à física médica, desenvolvendo técnicas e equipamentos que facilitem o diagnóstico ou o tratamento
• trabalhar junto ao mercado financeiro aplicando técnicas matemáticas para a análise do mercado e do comportamento das bolsas de valores
• lecionar em ensino fundamental ou médio, bem como em cursos pré-vestibulares e em faculdades
Áreas de atuação e especialidades
• Ensino: lecionar no ensino fundamental, médio, em cursos pré-vestibulares ou faculdades
• Pesquisa: realizar experimentos, elaborar teorias ou teses sobre os mais diversos setores da física, como a mecânica, hidrostática, hidrodinâmica, ondulatória, ótica, física térmica, nuclear e elétrica
• Física aplicada: elaborar novas tecnologias e desenvolver melhorias nas já existentes, que podem ser aplicadas a diversas áreas, como à física médica, nuclear, à indústria, à biologia, astronomia, biofísica, astrofísica, energia, entre muitas outras
Mercado de trabalho
Embora o mercado de trabalho para esse profissional ainda seja dominado pelo ensino, outras áreas estão se ampliando, abrindo caminho pra outras alternativas. A pesquisa voltada à indústria cresce muito, principalmente nas pesquisas de novas técnicas e tecnologias e no aprimoramento das já existentes, podendo se especializar em plasma, acústica, astronomia, astrofísica, estática, entre muitas outras. A área médica também apresenta espaço para quem quer trabalhar com a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de diagnósticos, elaborando novas técnicas de tratamento e medicamentos que utilizem a física nuclear. Além do ensino e das pesquisas, o profissional também tem, atualmente, o caminho aberto no mercado financeiro, na aplicação de técnicas matemáticas para a análise de mercados e comportamentos de bolsas de valores.
Curiosidades
Na Grécia antiga, alguns sábios já se dedicavam ao estudo da física, e em 480 a.C. Leucipo chegou à conclusão de que a matéria é constituída de partículas minúsculas, denominadas átomos. Em 260 a.C. o grego Arquimedes descobre que os corpos flutuam, e deslocam o volume de líquido igual ao volume que permanece dentro d'água. Em 1589, Galileu Galilei, um cientista italiano chega à conclusão de que os corpos caem na mesma velocidade, independentemente do seu peso, o que é o princípio da lei da física moderna que trata da queda livre. Em 1648, Blaise Pascal observa o comportamento dos gases em relação à pressão, temperatura e volume. Já em 1666, o pesquisador inglês Isaac Newton chega a conclusão de que a luz é formada por diversas cores e em 1687 publica Princípios "Matemáticos da Filosofia Natural", onde define as principais leis da mecânica e demonstra a atração da gravidade. Em 1752, o norte-americano Benjamin Franklin divulga pesquisas sobre cargas negativas e positivas. Muitas pesquisas importantes foram realizadas, mas foi em 1905 que o cientista alemão Albert Einstein cria a Teoria da Relatividade, que revoluciona a física na época, e conclui que o tempo não é absoluto. Em 1911 o físico australiano, Ernest Retherford observa que quase toda a massa de um átomo se concentra no seu núcleo, em 1932 o físico inglês James Chadwick descobre a existência do nêutron. Em 1939 os físico-químicos Otto Hahn e Lise Meitner realizam a primeira fissão nuclear do urânio, uma das bases da bomba atômica. Em 1975 o inglês Stephen Hawking conclui que um buraco negro (um objeto com um campo gravítico tão intenso que a velocidade de escape excede a velocidade da luz) pode evaporar, perdendo massa. Em 1999 a dinamarquesa Lene Vestergaard consegue reduzir a velocidade da luz em 18 milhões de vezes e no ano 2000, cientistas do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares descobriram ser possível tirar os quarks (partículas subatômicas) dos prótons e nêutrons.
Onde achar mais informações?
• Site de Física
• Site do Instituto de Física da USP
• Site do Instituto de Física da UFRG
ZABALA COMO SÃO OS CONTEÚDOS DE APRENDIZAGEM


CRITÉRIOS PARA A ANÁLISE DAS SEQÜÊNCIAS



1. Como são os conteúdos de aprendizagem? (Ou o que se pretende que os alunos aprendam)
2. Como analisar dentro da concepção construtivista e de atenção à diversidade?
Na seqüência didática existem atividades:
a) que nos permitam determinar os conhecimentos prévios que cada aluno tem em relação aos novos conteúdos de aprendizagem?
b) Cujos conteúdos são propostos de forma que sejam significativos e funcionais para os alunos?
c) Que possamos inferir que são adequadas ao nível de desenvolvimento de cada aluno?
d) Que representem um desafio alcançável para o aluno, quer dizer, que levam em conta suas competências atuais e as façam avançar com a ajuda necessária; portanto, que permitam criar zonas de desenvolvimento proximal e intervir?
e) Que provoquem um conflito cognitivo e promovam a atividade mental do aluno, necessária para que estabeleça relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos prévios?
f) Que promovam uma atitude favorável, quer dizer, que sejam motivadoras em relação à aprendizagem dos novos conteúdos?
g) Que ajudem o aluno a adquirir habilidades relacionadas com o aprender a aprender, que lhe permitam ser cada vez mais autônomo em suas aprendizagens?


CRITÉRIOS PARA A ANÁLISE DAS SEQÜÊNCIAS

1. Como são os conteúdos de aprendizagem? (Ou o que se pretende que os alunos aprendam)
2. Como analisar dentro da concepção construtivista e de atenção à diversidade?
Na seqüência didática existem atividades:
a. que nos permitam determinar os conhecimentos prévios que cada aluno tem em relação aos novos conteúdos de aprendizagem?
b. Cujos conteúdos são propostos de forma que sejam significativos e funcionais para os alunos?
c. Que possamos inferir que são adequadas ao nível de desenvolvimento de cada aluno?
d. Que representem um desafio alcançável para o aluno, quer dizer, que levam em conta suas competências atuais e as façam avançar com a ajuda necessária; portanto, que permitam criar zonas de desenvolvimento proximal e intervir?
e. Que provoquem um conflito cognitivo e promovam a atividade mental do aluno, necessária para que estabeleça relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos prévios?
f. Que promovam uma atitude favorável, quer dizer, que sejam motivadoras em relação à aprendizagem dos novos conteúdos?
g. Que ajudem o aluno a adquirir habilidades relacionadas com o aprender a aprender, que lhe permitam ser cada vez mais autônomo em suas aprendizagens?

sábado, 20 de fevereiro de 2010

A verdadeira viagem de descoberta não consiste na busca de novas paisagens, mas sim na obtenção de um novo olhar. Marcel Proust ...
Sites de Física

www.fisica.net
www.fsc.ufsc.br/sites_fisica/sites_fisica.htm
www.mundosites.net/cienciasexatas/fisica.htm
www.adorofisica.com.br/
O Vendedor de palavras

*A CRÔNICA DO COMERCIANTE QUE DECIDIU AJUDAR A COMBATER A "INDIGÊNCIA LEXICAL" DO PAÍS, MAS AO MELHOR PREÇO DO MERCADO.*



Ouviu dizer que o Brasil sofria de uma grave falta de palavras. Em um programa de TV, viu uma escritora lamentando que não se liam livros
nesta terra, por isso as palavras estavam em falta na praça. O mal tinha até nome de batismo, como qualquer doença grande, "indigência lexical".
Comerciante de tino que era, não perdeu tempo em ter uma idéia fantástica. Pegou dicionário, mesa e cartolina e saiu ao mercado cavar espaço entre os camelôs.

Entre uma banca de relógios e outra de lingerie instalou a sua: mesa, o dicionário e a cartolina na qual se lia: "Histriônico - apenas R$ 0,50"

Demorou quase quatro horas para que o primeiro de mais de cinqüenta curiosos parasse e perguntasse.
- O que o senhor está vendendo?
- Palavras, meu senhor. A promoção do dia é "histriônico" a cinqüenta centavos, como diz a placa.
- O senhor não pode vender palavras. Elas não são suas. Palavras são de todos.
- O senhor sabe o significado de "histriônico"?
- Não.
- Então o senhor não a tem. Não vendo algo que as pessoas já tem ou coisas de que elas não precisem.
- Mas eu posso pegar essa palavra de graça no dicionário.
- O senhor tem dicionário em casa?
- Não. Mas eu poderia muito bem ir à biblioteca pública e consultar um.
- O senhor estava indo à biblioteca?
- Não. Na verdade, eu estou a caminho do supermercado.
- Então veio ao lugar certo. O senhor está para comprar o feijão e a alface, pode muito bem levar para casa uma palavra por apenas cinqüenta
centavos de real!
- Eu não vou usar essa palavra. Vou pagar para depois esquecê-la?
- Se o senhor não comer a alface ela acaba apodrecendo na geladeira e terá de jogá-la fora e o feijão caruncha.
- O que pretende com isto? Vai ficar rico vendendo palavras?
- O senhor conhece Nélida Piñon?
- Não.
- É uma escritora. Esta manhã, ela disse na televisão que o país sofre com a falta de palavras, pois os livros são muito pouco lidos por aqui.
- E por que o senhor não vende livros?
- Justamente por isso. As pessoas não compram as palavras no atacado, portanto eu as vendo no varejo.
- E o que as pessoas vão fazer com as palavras? Palavras são palavras, não enchem a barriga.
- A escritora também disse que cada palavra corresponde a um pensamento.
Se temos poucas palavras, pensamos pouco. Se eu vender uma palavra por dia, trabalhando duzentos dias por ano, serão duzentos novos pensamentos cem por cento brasileiros. Isso sem contar os que furtam o meu produto.
São como trombadinhas que saem correndo com os relógios do meu colega aqui do lado. Olhe aquela senhora com o carrinho de feira dobrando a
esquina. Com aquela carinha de dona-de-casa, ela nunca me enganou.
Passou por aqui sorrateira. Olhou minha placa e deu um sorrisinho maroto se mordendo de curiosidade. Mas nem parou para perguntar. Eu tenho certeza de que ela tem um dicionário em casa. Assim que chegar lá, vai abri-lo e me roubar a carga.
Suponho que para cada pessoas que se dispõe a comprar uma palavra, pelo menos cinco a roubarão. Então eu provocarei mil pensamentos novos em um
ano de trabalho.
- O senhor não acha muita pretensão? Pegar um...
- Jactância.
- Pegar um livro velho...
- Alfarrábio.
- O senhor me interrompe!
- Profaço.
- Está me enrolando ,não é?
- Tergiversando.
- Quanta lenga-lenga...
- Ambages.
- Ambages?
- Pode ser também "evasivas".
- Eu sou mesmo um banana para dar trela para gente como você!
- Pusilânime.
- O senhor é engraçadinho, não?
- Finalmente chegamos: histriônico!
- Adeus.
- Ei!Vai embora sem pagar?
- Tome seus cinqüenta centavos.
- São três reais e cinqüenta.
- Como é?
- Pelas minhas contas, são oito palavras novas que eu acabei de entregar para o senhor. Só "histriônico" estava na promoção, mas como o senhor se mostrou interessado, faço todas pelo mesmo preço.
- Mas oito palavras seriam quatro reais, certo?
- É que quem leva ambages ganha uma evasiva, entende?
- Tem troco para cinco?

Fábio Reynol é jornalista especializado em ciências e escritor.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010